Caderno 1 Caderno 2 Caderno 3 Caderno 4
Caderno 2


20 mil pessoas visitaram a EXPOSOL no Dia do Trabalho



Quando as coisas são executadas como resultante de um projeto bem pensado, junção de pensamentos e idéias, e quando existe principalmente a participação coletiva, o sucesso está assegurado, a EXPOSOL é exatamente isso. Nesta quinta feira cerca de 20 mil pessoas estiveram colorindo o Parque Centenário, visitando os stands e, dentro de suas possibilidades, comprando. O sol que brilhou intensamente por algum tempo deixou antever que teremos uma sexta, um sábado e um domingo de tempo seco e com possibilidade de sol em alguns períodos. Se o tempo cooperar o público deve suplantar a marca do ano passado e lotar o Parque Centenário. Segundo a observação de vários visitantes a feira tem demonstrado uma energia e vitalidade que suplanta todas as expectativas. Ganha os empresários que realizam seus negócios, ganha os trabalhadores que tem na feira uma grande oportunidade de crescimento profissional e ganha o público que pode participar de um evento de nível internacional.
 

 

 

 

 

 

 

 

Retornar

Maria Arlinda comenta a EXPOSOL 2003


"...Na quarta-feira tivemos a abertura oficial da terceira edição da EXPOSOL, e na programação oficial constava o cerimonial na Praça das Bandeiras pois esperávamos que o sol seria também nosso parceiro, mas devido as fortes chuvas tivemos que optar em realizar as referidas cerimônias na praça de alimentação, num trabalho de adaptação, aliás deve-se dizer que a adaptação é irmã gêmea do sucesso, pois quem não tiver esta perspectiva está fadado a desaparecer. A iniciativa surtiu os efeitos esperados até porque todos colaboraram e acorreram aquele local, demonstrando também estarem aptos a adaptarem-se. A abertura reservou uma surpresa, pois que em consonância com o texto em português do mestre de cerimônias Vilson Bicudo, também pronunciava-se em inglês a professora Dionara, e a medida surtiu os efeitos desejados e deve ser mantida para as próximas edições da EXPOSOL. Como responsável pela parte da divulgação e da programação oficial, achamos que as visitas do Vice e do Governador do Estado serão pontos culminantes em toda a programação, pois os olhos também do nosso estado para cá estarão voltados. A reunião dos prefeitos da região da AMAJA também merece destaque, pela importância dos assuntos que aqui serão debatidos, em busca de soluções conjuntas. A visita da Embaixatriz da Costa Rica também é deveras esperada, e todo o aparato para esta visita ilustre já foram providenciados, e a história se encarregará de perpetuar este momento. Particularmente sinto-me honrada em também poder dar minha parcela de colaboração junto as entidades parceiras, pois o sucesso da promoção carece que cada um faça, e bem sua parte, pois a EXPOSOL não é fruto de um trabalho isolado, ele é fruto do trabalho do município, e todos nós fazemos parte deste contexto" .
 

Retornar

Feira da Agricultura e Pecuária


Segundo a Comissão encarregada da Feira da Agricultura e Pecuária da EXPOSOL as fortes chuvas da quarta-feira atrapalharam bastante as atividades, impedindo inclusive a chegada de inúmeros animais que deveriam participar da exposição desde o início, só chegassem na quinta-feira. Dentro do que foi previsto, a feira está apresentando ao público que visita o pavilhão, belos exemplares de bovinos de corte e leite das raças jersey, nelore e devon. A partir desta quinta-feira acontecerá a chegada de eqüinos e ovinos, que serão ofertados para comercialização. A Inspetoria Veterinária da Secretaria da Agricultura esta presente em todos os momentos da exposição, fiscalizando e orientando para o cumprimento das exigências sanitárias para o ingresso dos animais no parque, bem como no serviço de acompanhamento dos mesmos no desenvolver da exposição. Quanto a expectativa de público que adentrará no pavilhão, a Comissão acha que é a mais alvissareira possível, pois mesmo com o mau tempo a afluência tem sido grande e, com a melhora das condição climáticas, a tendência é o seu aumento gradativo. Os novos pavilhões recém construídos vieram dar uma injeção de ânimo muito grande não só nos organizadores, mas também nos expositores, que terão aqui as melhores condições de expor seus animais e realizar seus negócios. Grande expectativa cerca o Leilão de Cavalos Crioulos, que está marcado para sábado, dia 3 de maio, com início as 19h30min, e onde se espera repetir o sucesso do ano passado, quando foram realizados grandes negócios.
 

Retornar

Feira dos pequenos animais


O sucesso da Feira dos Pequenos Animais estava garantido desde que a mesma foi proposta. A construção de um pavilhão exclusivo para os mesmos trouxe mais espaço, conforto e comodidade para os criadores e facilidade para colocação dos animais., o que fez com que o número de inscritos e participantes aumentasse consideravelmente apesar da grande feira que se realiza em Passo Fundo. A feira apresenta inúmeros animais domésticos e exóticos e, proporciona ao público a possibilidade de aquisição de cães, aves e peixes. A exemplo do que sucedeu com os demais eventos programados, as chuvas também foram responsáveis por alguns contratempos, tanto que alguns expositores somente chegaram a nossa cidade ontem. A Feira dos Pequenos Animais da EXPOSOL é uma parceria formada pela Coagrisol, Emater, Secretaria Estadual da Agricultura, Inspetoria Veterinária, SENAR, FARSUL, Secretaria Municipal da Agricultura e Sicredi, produtores de Soledade e diversos colaboradores. A avaliação dos organizadores é positiva e o evento saudado como grande sucesso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Retornar

 

Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS - Projeto Museu Itinerante ( PROMUSIT )


Um dos maiores sucessos da EXPOSOL 2003 está sendo a presença do Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, que tem recebido cerca 3 mil alunos por dia. A presença do projeto na cidade tem a participação da Secretaria Municipal de Educação que organizou a participação das escolas municipais. Este projeto foi concebido pelo professor Dr. Jeter Jorge Bertoletti, Diretor do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, que visa levar o Museu e seus ensinamentos interativos, através de demonstrações, oficinas pedagógicas, palestras e conferências às comunidades, especialmente do interior do Rio Grande do Sul. O PROMUSIT é constituído por um caminhão extrapesado e um semi-reboque totalizando 21 metros de comprimento no qual são transportados cerca de 40 experimentos e dezenas de kits pedagógicos para o desenvolvimento de oficinas e minicursos. Após descarregado, através de um elevador especial para 1.500 Kg, transforma-se em moderno auditório com ar condicionado, equipamentos de áudio, home theater, multimídia, sistema de comunicação via internet e satélite, videopalestras, microscopia biológica, estereoscopia, dentre outros equipamentos. Uma exposição composta de experimentos interativos é montada em local disponibilizado pela comunidade, com área de aproximadamente 300 metros quadrados, onde professores, estudantes e público em geral podem aprender ciências. Uma equipe especializada constituída, em média por 12 professores, 10 técnicos especializados e estagiários, desenvolvem todas as atividades previstas para cada município ou situação. Prefeituras, Secretarias de Educação e programadores de eventos podem solicitar o PROMUSIT. Este projeto inédito a nível internacional tem o apoio da VITAE - Apoio à cultura, Educação e Promoção Social; do Banco Santander; CNPQ; FAPERGS e da PUCRS.
 

 

 

 

 

 

 

 

Retornar

Desfile de modas movimenta a feira de Industria e Comércio

 

 

 

 

 

 

 

Retornar

Pedras que encantam

 

 

 

 

 

Retornar

 

 
Página Principal

Início desta página