Caderno 1 Caderno 2 Caderno 3 Caderno 4
Caderno 4

Termina hoje a EXPOSOL 2003...

Começa a EXPOSOL 2004

    Termina neste Domingo a EXPOSOL 2003. Na avaliação da Comissão Central, promotores e parceiros, a edição deste ano chega ao seu final com êxito absoluto, registrando números positivos de público e de negócios. A importância do evento pode ser avaliada pelas visitas importantes e pelo entusiasmo dos expositores e feirantes, satisfeitos pelos resultados alcançados. Termina a EXPOSOL 2003 e já começa a organização da EXPOSOL 2004. O avanço deste ano foi notável em vários sentidos, sendo fácil prever, que no ano que vem,  será melhor ainda.

 

 

Embaixadora da Costa Rica visita a EXPOSOL

     Com a visita da Embaixadora da Costa Rica , Sra. Sara de Gloobe, a EXPOSOL registrou pela primeira vez na história, a presença de um titular do corpo diplomático. A Embaixadora chegou pela parte da manhã, sendo recebida pelo Prefeito Helio Lódi e pelo Coordenador da EXPOSOL Josoé Rostirolla além de autoridades e lideranças do município. Ao meio dia a diplomata almoçou no restaurante do Parque Centenário e pela parte da tarde visitou as exposições.

      Dona de uma extraodinária cultura e simpatia, a Embaixadora conversou com várias pessoas e colheu informações preciosas sobre Soledade e suas pedras. Antes do encerramento do compromisso protocolar, recebeu a imprensa e falou sobre a EXPOSOL e sobre seu país.

      Disse a Embaixadora: “...Decidi conhecer Soledade pela fama de suas pedras. Estou encantada com a cidade e sua gente, pela recepção e pelo carinho que me foi dispensado. Estou surpresa com o que vi aqui, este é um evento de 1º mundo, e falo com a autoridade de quem na juventude trabalhou na organização de eventos mundiais. A EXPOSOL surpreende pela sua organização prefeita, desde os pequenos detalhes como limpeza e disciplina, até a montagem e decoração dos stands. Tudo está perfeito e bonito. A pedras sempre atraem pelas formas, cores e pela energia que transmite. A beleza das pedras de Soledade é uma coisa mágica que à todos encanta”.

    Disse que a Costa Rica é um país que ama a paz e vive em harmonia. Somos amantes da liberdade e nosso país não tem exercito. Temos uma natureza privilegiada onde 30% do território é área de preservação permanente o que torna o nosso país um paraíso ecológico. Nossa população tem uma expectativa de vida de 78 anos e 95% da nossa população é alfabetizada. Estamos trabalhando para consolidar o nosso país como grande polo turístico e convidamos os soledadenses, gaúchos e brasileiros para que conheçam a Costa Rica”.    

 

 

 

 

 

 

3ª Feira da Agricultura e Pecuária

     O Presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia, Deputado Jerônimo Goergen, marcou presença na EXPOSOL e especialmente na 3ª Feira da Agricultura e Pecuária. O Deputado visitou os estandes, conversou com produtores e participou das palestras. A Feira da Agricultura e Pecuária inaugurou este ano  os novos pavilhões que propiciaram uma maior comodidade aos expositores e aos visitantes.

 

 

 

3ª Feira de Pequenos Animais

    Uma das grandes atrações da EXPOSOL é a tradicional Feira dos Pequenos Animais, este ano o número de participante foi bem maior e os negócios também aumentaram na mesma proporção. Apesar de coincidir com a data da feira de Passo Fundo, muitos expositores preferiradata da feira de Passo Fundo, muitos expositores preferiram participar da feira de Soledade. Na avaliação dos participantes, a EXPOSOL foi muito boa e a tendência e melhorar a cada edição.

 

 

 

 

 

 

EMATER

      A EMATER tem sido parceira, cooperadora e presença efetiva em todas as programações realizadas na região. Em Soledade a sua participação na EXPOSOL é de fundamental importância e vai desde a organização, passa pela formatação e chega na finalização. A sua presença e assistência técnica é marca de transformação e certeza de melhor produtividade e qualidade de vida dos produtores. 

 Palestras

Durante a realização da 3ª Feira da Agricultura e Pecuária e a 3ª Feira dos Pequenos Animais, os organizadores se preocuparam em promover palestras que pudessem contribuir para o esclarecimento e orientação dos produtores. Dentre elas, foi feita uma com a abordagem sobre comercialização de soja com o diretor da BRASOJA, Antônio Sartori que falou sobre as perspectivas positivas da oleagenosa no mercado internacional (Ásia e União Européia).

Sobre Biotecnologia (transgênicos) com  engenheiro agrônomo João Carlos Haas, pesquisador da EMBRAPA Trigo falando sobre a 1ª e a 2ª geração de transgênicos no mundo. O assunto milho foi trazido por José Gonçalves da AGROMEN Sementes que falou sobre as novas variedades híbridas de milho para silagem adaptados as condições climáticas regionais. O evento foi uma iniciativa da

COAGRISOL, Sindicato Rural e FARSUL. Participaram o Prefeito Hélio Lodi;  João Piccoli, Vice Presidente da Farsul;  Jãnio Stefanello, Presidente da COPREL, Orlando Müller – Sicredi; Deputado Gerônimo Goergen, Presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia; Olavo Valendorff, Presidente da COAGRISOL; Herlon Teixeira, Presidente do Sindicato Rural de Soledade e produtores rurais de toda a região.

Secretario Otávio Germano prestigia a feira

O Secretario da Justiça e Segurança, Deputado Otavio Germano, visitou e EXPOSOL no Sábado, quando foi recebido pelos organizadores do evento e por autoridades do município. Germano visitou os pavilhões e conversou demoradamente com o Prefeito Helio Lodi e lideranças. Além de visita, definições importantes na área da segurança. 

 

 

Paradox Sonorizações competência e criatividade

   A PARADOX Sonorizações é uma empresa soledadense que tem tido um grande crescimento e melhoria. Iniciou pequena e foi melhorando seus equipamentos e profissionalizando seus quadros. Da publicidade de rua passou para a sonorização de eventos e chegou a filmagens e telões. Parceiro de grandes eventos e realizações a PARADOX é hoje a empresa líder no setor em toda a região. Sua competência profissional e responsabilidade é reconhecida em vários municípios e ser serviço requisitado para grandes promoções. Ontem, durante o apagão que assustou o Parque com a explosão de um transformador, a PARADOX mostrou muita agilidade e criatividade, quando acionou seus geradores e colocou luz e emergência com som e orientações. Graças a isso, não houve tumulto e tudo voltou ao normal. A Rádio Parque, que é responsabilidade exclusiva da PARADOX, mais uma vez foi eficiente e deu conta do recado. O seu trabalho a cada ano consolida competência e criatividade.  

 

Raimpex comemora 8 anos

A RAIMPEX – Assessoria e Consultoria  de Comércio Internacional Ltda, é uma das empresa que estão presentes na EXPOSOL desde o início. Neste ano um marco histórico acontece, é a terceira participação na EXPOSOL e o oitavo ano de existência da empresa. Uma das marcas de sua participação no evento é a animação , a cordialidade e alegria com que recebe seus amigos e clientes. Para marcar a data e a sua participação na feira deste ano, a RAIMPEX recebeu clientes e amigos no sábado, quando promoveu um animado happy- our.  Seus diretores acreditam que a EXPOSOL vem crescendo a cada ano que passa, consolidando a sua posição e ocupando o  lugar de destaque que merece no cenário internacional. 

 

 

 Presidente da COPREL prestigia a EXPOSOL

O Presidente da COPREL, Jânio Stefanello esteve visitando a EXPOSOL 2003 e participando das palestra da 3ª Feira da Agricultura e Pecuária. Jânio disse que o evento de Soledade está sendo considerado um dos maiores do mundo e que a movimentação de pessoas, aliado ao grande número de expositores e, ainda, a qualidade dos produtos e a beleza das pedras, certamente vai qualificar cada vez mais o evento. Jânio disse que veio trazer um abraço especial e incentivo ao Prefeito Hélio Lodi e aos organizadores da EXPOSOL e, principalmente, prestigiar os Associados da COPREL da região de Soledade.

 

Banco do Brasil presente na feira

    Além de colocar a disposição do grande público uma extensão de sua agência na feira, o Banco do Brasil fez questão também de ver de perto, através de de sua direção o quantum de grandeza a EXPOSOL trouxe em sua terceira edição. Estiveram presentes em visitação aos stands o Diretor de Crédito Rural (Brasília) Derci Alcântara, o Supervisor Estadual Valmir Pedro Rossi e o Supervisor Regional Nilvo Reinoldo Fries. Por certo que esta visita também teve seu cunho de negócios, e a recepção por parte do governo municipal a estas autoridades trará grandes frutos para Soledade, temos certeza.

 

Avaliações

 

Hélio Ângelo Lodi

    Estou realizado e não só como prefeito, pois no cargo transitório que ocupo meu dever é trabalhar em prol de minha comunidade, estou satisfeito como pessoa e como cidadão por ver também o meu povo satisfeito pelo sucesso da EXPOSOl , sucesso este que  não veio por acaso, ele foi fruto de um trabalho elaborado em seus mínimos detalhes por uma Comissão não só restrita a Organizadora, esta comissão passa desde o Presidente da mesma até o mais simples dos operários, todos tiveram sua parcela. Agradeço ao povo de Soledade que acreditou e que também contribuiu, dando idéias, participando de debates, criticando positivamente e tudo somou-se. Atingimos um patamar de desenvolvimento cultural e econômico que nos anima a continuarmos trabalhando em busca  da perfeição, pois se o mundo veio até nós para ver a marca de nosso progresso e de nosso trabalho atingir a perfeição é uma questão de tempo. Agradeço aos nossos parceiros e patrocinadores, molas propulsoras para que tudo fosse possível. Agradeço aos expositores que superaram de longe as nossas maiores expectativas, quer na indústria e comércio, quer na feira da agropecuária, quer no ramo de revenda de máquinas e implementos agrícolas, carros e motos. Agradeço de coração a todos, na promessa de que no próximo ano a administração municipal e seus segmentos e a Comissão Organizadora que já amanhã começa a trabalhar para a EXPOSOL/2004 procurarão reparar as falhas involuntárias deste ano, e sobretudo dar ainda maior estrutura ao parque de exposições, pois o conforto e condições de desenvolver suas atividades aos expositores e visitantes é a nossa meta principal. Obrigado, muito obrigado a todos, e se Deus quiser estaremos juntos novamente, para reforçarmos nossa grande amizade e revivermos toda a felicidade de que estamos agora possuídos.

Josoé Rostirola

Realmente uma grande satisfação chegarmos ao final de mais uma EXPOSOL com este grande sucesso, grande progresso ante as edições anteriores, grande alegria. Atingimos um patamar tão alto  no tangente a apresentação do produto pedra, que já estamos receosos para a quarta edição, pensando que fazer para tentarmos novamente a superação, sim porque se não pensarmos alto não seremos responsáveis. Ao chamarmos a atenção de autoridades, expositores, povos de todas as raças e de todas as partes do mundo estávamos colhendo apenas o fruto de um trabalho coletivo de pessoas que sabiam o que queriam quando aceitaram o desafio. A mobilização de toda uma comunidade em prol de um único objetivo nos comove, porque a EXPOSOL é a realização de um sonho antigo, que teve outros nomes e que hoje é isto, uma feira de negociações. Soledade hoje é um dos maiores pólos na área pedrista, fruto de um trabalho começado a muito tempo e que alcança agora sua plenitude. De outro lado nossa indústria e comércio local na parceria de outros idênticos de outras comunidades, alavancaram o que hoje é a feira, com seu pavilhão lotado e onde todos vendem, todos colocam seus produtos em evidência em busca de um maior espaço dentro de uma competição sadia. A agropecuária juntamente com os pequenos animais estabelecem-se atualmente em instalações dignas de sua importância, e alí também os negócios se concretizam, enquanto, como não poderia deixar de ser a cultura e o lazer possuem também seus espaços. O incrível salto de 194 para 345 expositores do ano anterior para este demonstra muito bem a credibilidade de nossa EXPOSOL . Não só a Comissão Organizadora, não só o prefeito, não só os parceiros, todos estamos de parabéns, principalmente pela confiança que nos foi depositada, e se tudo deu certo agradecemos a Deus por ter nos dado força para realizamos este trabalho, que nada mais é que uma retribuição a esta terra que nos deu o dom da vida e nos propiciou aqui vivermos entre amigos e sermos felizes.

 

Olavo Valendorff

    Como membro da Comissão Organizadora e representando a Coagrisol, também parceira neste marcante acontecimento, tenho a dizer que o fruto de um trabalho pensado compartilhado entre muitos deu certo. Sabíamos que a EXPOSOL deste ano bateria todos os recordes através dos contatos mantidos tanto com a industria e comércio, setores da  agropecuária, autoridades e expositores em geral. A visita das autoridades maiores de nosso estado, destacando principalmente do Governador Germano Rigoto e das autoridades mundiais onde figura também destacada da Embaixadora da Costa Rica Sara De Gloobe nos jubilaram, pois nos deram a certeza da importância deste nosso desafio vencido. Hoje Soledade não é mais a cidade do futuro, o futuro acontece agora e a nossa realidade é magestosa. Agradeço a todos aqueles que conosco fizeram parceria destacando aqui o trabalho da imprensa escrita e falada que foi fundamental, passando pelo Prefeito Hélio Lodi e chegando até o mais humilde daqueles que levantaram fatia por fatia a magnitude destes pavilhões e demais estruturas. É um orgulho pessoal meu dizer que sou soledadense e faço parte de todo este contexto, sabendo também que hoje todos os soledadenses como eu estão também orgulhosos.

 

Câmara de Vereadores prestigiou a EXPOSOL

A Câmara de Vereadores de Soledade teve participação ativa em todas as solenidades e programações da EXPOSOL 2003. O Presidente Jovenal Almeida representou  Legislativo em todos os cerimoniais e participou efetivamente de todos os eventos. Nas várias promoções realizadas durante a festa, os vereadores marcaram presença e contribuiram com a sua parcela. Nos cerimoniais, nas visitas oficiais, palestras, reuniões e programas, a Câmara esteve sempre presente através da Mesa Diretora ou dos vereadores.   

 

Rainhas da Festa do Pinhão divulgam a Festa...

As soberanas da Festa do Pinhão de Fontoura Xavier que será realizada de 09 a 13 de julho de 2003, na EXPOSOL no Sábado, para divulgar o evento da sua cidade. A Rainha Mariana Taffarel e as Princesas Caroline Dartora e Jéssica Dalagnol estavam acompanhadas do Prefeito Ilo Finatto e do Vice Carlinhos Catto. A comitiva fontourense visitou a redação da Folha na Exposol. 

Coral da Assembléia Legislativa se apresentou na Feira

Na tarde de ontem, o Coral da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, esteve se apresentado no pavilhão das pedras preciosas. A apresentação ocorreu na parte superior do pavilhão da pedras, o qual pode ser visto por milhares de visitantes que por ali passaram. O coral, tinha como maestro, Bernaldo Schneider,

 

 

 

 

 

Companhia Raça de Projeções Folclóricas

A Companhia Raça de Projeções Folclóricas, apresentou seu espatáculo na tarde de sábado, 3.05,  no Palco do Lago. A apresentação contou com um ótimo público que pode presenciar, as lindas danças que o grupo apresentou, com novas coreografias os dançarinos mostraram a beleza, e a sua criatividade, a qual eles vem desenvolvendo a meses para se apresentar na EXPOSOL, sem  dúvidas um ótimo grupo, com belas danças.

 

3ª Feira da Industria Comercio e Serviços

Um grande sucesso de público e vendas.

A 3ª Feira da Industria, Comercio e Serviços da EXPOSOL 2003,  coordenada pela ACIS e pela CDL atingiu neste ano números animadores que determinaram uma grande euforia entre os organizadores e feirantes. O movimento incessante nos corredores e stands e a continua reposição de mercadorias, demonstrava que as vendas estavam atingindo os objetivos. A pesquisa entre os feirantes apontou um elevado nível de satisfação o que assegura certeza de boas vendas.

Alguns expositores apontaram a EXPOSOL como de melhor resultado. Se todos venderam e estão satisfeitos a feira atingiu seu objetivo.

 

                 Comissão Organizadora

         ACIS e CDL  fazem avaliação positiva

 

 

 

 

 

 

 

 

Clademir Comin – CDL

A feira atingiu todos os seus objetivos

O Presidente da CDL, Clademir Comin estava eufórico na noite de ontem, quando do encerramento dos trabalhos na Feira de Industria, Comércio e Serviços. Segundo ele, todos os participantes comemoraram bons resultados e o público de domingo deverá consolidar o excelente resultado da feira. A CDL tem conversado com expositores e colhido informações que levam a uma avaliação altamente positiva. “...A feira atingiu seus objetivos”. 

 

 

 

Dilsea Quevedo Ottoni - ACIS

Os negocios foram acima do esperado

A Presidente da ACIS, Dilsea Quevedo Ottoni, raciocina da mesma forma e entende que o trabalho foi proveitoso. Quem aceitou o desafio, ganhou dinheiro, pois em tudo na vida é preciso acreditar e insistir. A EXPOSOL deu ampla oportunidade aos empresários para que participassem e mostrassem seus produtos, e pelo menos, com quem temos conversado, os negócios foram bem acima do esperado. Alguns já nos procuraram para reservar espaço para a próxima, se prosseguir neste ritmo, será mais uma feira de sucesso. 

 

Minerais raros na 3ª EXPOSOL

Entre os mais de vinte minerais raros que o Museu de Geologia da OPRM trouxe à EXPOSOL 2003 está a HIDDENITA, uma pedra preciosa de cor verde. Quem trabalha com gemas talvez não a considere rara, mas isso é porque o Brasil é um dos poucos países onde ela é produzida.

A HECTORITA, um silicato de sódio, não se destaca pela beleza, mas tem um lugar garantido na coleção de quem preza a raridade. O mesmo pode ser dito da GEARKSUTITA.

Na Mina Mato Preto, no Paraná, o mineral valioso é a fluorita, mas os colecionadores ficam eufóricos recolhendo amostras de gearksutita que os mineradores jogam fora.

A DATOLITA reúne três qualidades. Esse borossilicato de cálcio tem beleza, o que permite que seja usada como gema; tem composição química que a faz se importante fonte de boro e é relativamente rara. Embora não tenha sido encontrada ainda no Rio Grande do Sul, ela pode existir neste Estado, pois a rocha em que costuma se formar é o basalto, a mesma que nos fornece ágata e ametista. Raridade e beleza são atributos também da SHATTUCKITA, um silicato de cobre de cor azul intensa. A shattuckita que o Museu de Mineralogia trouxe a Soledade é proveniente dos Estados Unidos. Mas, em termos de raridade, em primeiro lugar está a LULZAQUITA, diz a Geólogo Pércio de Moraes Branco, Coordenador do Museu de Geologia. Esse mineral, um fosfato de estrõncio, feno e alumínio, era desconhecido até três anos atrás, quando foi descoberto na França, é a peça mais rara do Museu e provavelmente a única existente no Brasil

 
 
Página Principal

Início desta página