Exposol 2004

4ª - Edição

Folha de Soledade On-Line

Edições
1ª edição 29/04
2ª Edição 30/04
3ª Edição 01/05
4ª Edição 02/05
Capa
Anunciantes
Coagrisol
Parque das Tuias
Sicredi
Banrisul

Exposol

2002
2003
2004

2005

Termina hoje a EXPOSOL 2004

Record de público poderá ser quebrado neste domingo

A EXPOSOL 2004 termina hoje com todos os objetivos alcançados, a opinião é da APROSOL e comissão que organizou o evento deste ano, depois de avaliar a presença de público e negócios.

Mesmo sem os números finais, a organização prevê que o record de público deverá ser ultrapassado neste domingo, superando os 120 mil visitantes de 2003. Conforme o Coordenador Olavo Valendorff, cerca de 90 mil pessoas já estiveram no Parque Centenário. O entusiasmo dos promotores é partilhado pelos expositores que aguardam o último dia para fechar com chave de ouro esta que deve ser a maior de todas. A EXPOSOL 2005 começa a ser trabalhada. Até lá.

Feira da Indústria, Comércio e Serviços

A Feira da Indústria, Comércio e Serviços da EXPOSOL 2004, coordenada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços - ACIS e Câmara dos Dirigentes Lojistas - CDL, apresenta uma significativa mostra da pujança da indústria, do comércio e dos serviços do Município, do Estado e do País.

Esse setor, que em Soledade está em franca expansão, evidencia a organização e o empreendedorismo de mais de 130 empresas, que estão expondo produtos e serviços de qualidade, dentro dos conceitos de modernidade e de competitividade. A visitação tem sido satisfatória e os expositores fazem uma avaliação positiva do evento, já que o volume comercializado está dentro das previsões iniciais da ACIS, da CDL e dos expositores.


Olavo Sebastião Lautert Valendorff

Presidente da EXPOSOL

Olavo Sebastião Lautert Valendorff, Presidente da EXPOSOL 2004, também não esconde sua satisfação em falar sobre a Exposol. Em suas palavras "A certeza do dever cumprido está no íntimo de cada um daqueles que trabalhou e colaborou com o evento. O Poder Executivo adentrou com a infra-estrutura, a Aprosol se encarregou da organização geral como uma empresa com o poder de decisão, o que emprestou a feira um caráter mais dinâmico e ágil. Os expositores, os empresários do ramo de alimentação e principalmente os visitantes e consumidores, todos saíram satisfeitos da feira, que também tem o caráter de uma grande festa. A partir da próxima semana as comissões estarão reunidas para uma avaliação global do evento, com seus prós e contras, e já pensando na edição do próximo ano. A Exposol tornou-se desde sua primeira edição um dever e uma obrigação de todos os segmentos envolvidos, por sua grandeza e pelo que ela representa para Soledade e região. A Comissão Central agradece a todos, desde o Prefeito Municipal até o mais humilde dos operários que disseram sim quando chamados a cooperar. As mãos entrelaçadas em busca de um objetivo comum são o principal alicerce para o sucesso. Obrigado Soledade!"


Hélio Ângelo Lodi

Prefeito Municipal de Soledade

O brilho nos olhos do Prefeito Municipal Hélio Ângelo Lodi diz bem seu sentimento neste momento de Exposol. Segundo suas palavras, ao final do ano quando despedir-se da função de mandatário deste Município levará consigo o sentimento de dever cumprido e de ter também colaborado para o desenvolvimento desta tera que acolheu como mãe. O Prefeito agradece a todos, indistintamente, pelo apoio recebido mesmo nas horas difíceis, pois o abraço e a mão estendida foram sempre um estímulo para continuar sua tarefa, buscando sempre equacionar trabalho com progresso, coragem com desenvolvimento. A Comissão Central e as demais, em cada setor; aos expositores; aos visitantes; aos consumidores; as entidades de classe; aos funcionários municipais; as empresas prestadoras de serviço; a imprensa em geral; a sua família; aos seus amigos, agradece. Não fosse essa conjugação de esforços, não fosse a fé num ser superior que tudo orienta, talvez não existisse força nem coragem de adentrar num projeto tão audacioso, mas que hoje nada mais é que a confirmação do poder da gente de nossa terra. "Obrigado Soledade, obrigado a todos os soledadenses, obrigado meus irmãos por afinidade. Ao ver o sorriso da massa presente no Parque Centenário e ao ver a grande maioria sair daqui com algo adquirido em nossos standes, tenho a certeza de que tudo valeu a pena, porque todos estamos satisfeitos e realizados. Sintetizar a Exposol? Sucesso, sucesso, sucesso".


A Assembléia Legislativa prestigiando a EXPOSOL 2004

A Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul tem sido importante parceira na organização e viabilização da EXPOSOL. Neste ano a casa do povo gaúcho compareceu na com uma grande representação de parlamentares, liderados pelo Presidente, Deputado Estadual Vieira da Cunha. Diversos Deputados aproveitaram o evento para conhecer o setor produtivo soledadense e fazer contatos com amigos e correligionários.


Josoé Rostirolla

"É essencial destacar que a expopedras ou exposição de gemas vem se alicerçando a cada ano que passa com um progresso natural. Tivemos um início calmo e tranqüilo, com vendas pensadas. Como sempre acontece os últimos dois dias são aqueles da presença maciça de compradores, onde a grande parte dos negócios se concretizará. A presença dos compradores do exterior é o fator que alavanca as grandes transações e aliada ao consumidor interno, que leva para casa pequenos utensílios do ramo, forma um somatório que satisfaz a todo o mercado, independendo a proporção da empresa. Este ano marcou principalmente pelo crescimento de profissionalismo do setor pedrista, pois não existiu tanto aquele clima de festa, mas sim um clima de mostrar realmente a qualidade do produto em todos os seus patamares, deixando o consumidor mais a vontade pela infra-estrutura que lhes é apresentada, e este é o crescimento interno a que poderemos chamar de implosão. A busca de novos horizontes em qualquer setor de comércio é que intensifica a qualidade do produto apresentado, e este foi um dos artifícios básicos no estudo do que seria apresentado ao público consumidor, busca esta que já entra em compasso de estudos para em 2005 apresentar ainda um melhor trabalho, captar mais público e com certeza alavancar ainda mais o número de negócios. Para finalizar, o Sindipedras sente-se gratificado em ter feito parte ativa no sucesso de nossa feira, agradecendo a todos os colaboradores do segmento".


Ivanir Lodi

"A exemplo de meu colega Josoé vou um pouco além, dizendo que neste ano tivemos uma afluência maior de público visitante oriundo de outros países, não querendo dizer que o volume de negócios tenha sido muito superior a anos anteriores, pois muitos destes turistas vem aqui para apreciar nossos produtos, mas isso também antevê negócios a posteriori. Na edição da primeira Exposol surgiu a necessidade urgente de outros pavilhões, para abrigar a indústria e comércio e os segmentos da agricultura e pecuária. O desprendimento e a coragem dos órgãos mantenedores atendendo esse reclame popular providenciaram e atenderam, e hoje tudo funciona como uma engrenagem bem dirigida e o sucesso de um é o sucesso do outro, e o sucesso global é a captação apenas do fruto de um trabalho bem estruturado. De parabéns a Comissão Organizadora, o Prefeito Municipal, todos os segmentos envolvidos, o povo de Soledade, pois todos crescemos quando as coisas fluem bem. Deus esteve novamente conosco nestes momentos nos abençoando e como os bons sempre são recompensados, estamos hoje apenas colhendo aquilo que plantamos e queira Ele que derrame também suas bênçãos sobre o próximo Prefeito e sua equipe de trabalho, para que em 2005 possamos estar juntos festejando mais uma edição desse maravilhoso mega evento".


Estrangeiros marcam presença na feira

Assim como em anos anteriores a presença de estrangeiros em 2004 também foi bastante significativa. Representantes de vários países aqui estiveram para observar e adquirir os produtos disponibilizados na feira.

Normalmente arredios e desconfiados, nem sempre permitem a aproximação para contato ou foto. Rápidos, ágeis e compenetrados, eles são peças importantes na formatação da EXPOSOL, por isso o nosso registro e a nossa homenagem.

 


Antonio Cesar Rech Lupatini

"Nas palavras de Antonio Cesar Rech Lupatini, este domingo servirá apenas para corroborar aquilo que já é patente em todas as conversas, de que a Exposol 2004 já é um sucesso. Ao vermos todas as pessoas sairem nos portões do parque levando em mãos algum produto, fica a certeza de que a mescla apresentada nos standes da Indústria e Comércio atendeu a todas as exigências do público consumidor. A Comissão toda se jubila em ter realizado um excelente trabalho, que junto às demais comissões colaboraram num esforço conjunto para o denominador comum que é o alcance de um somatório, o sucesso. Soledade definitivamente se insere no cenário mundial com esta feira, sinônimo de organização, trabalho e dissernimento. Desde a Comissão Central até o mais humilde dos servidores, todos se empenharam no esforço insano da perfeição, impossível de ser conseguida mas não difícil de ser tentada. Fica a certeza do dever cumprido e a promessa de que a partir de agora já estamos a pensar no que será o evento de 2005. Até lá e muito obrigado a todos que nos honraram com suas visitas".


Herlon Teixeira

Representando o Sindicato Rural, uma das entidades coligadas que assumiram a coordenação da Comissão da Agricultura e Pecuária, Herlon Teixeira disse que "A exemplo das demais comissões a Exposol recobre-se de um êxito que ultrapassa as mais alvissareiras perspectivas. Foi um trabalho meticuloso e de uma importância imensa, pois sabe-se que principalmente na área da agricultura nosso crescimento nos últimos anos foi assustadoramente favorável e a pecuária está seguindo os mesmos passos. O espaço físico, perante o fluxo de visitantes aos pavilhões, em determinados momentos mostrou-se escasso, mas nada que não pudesse ser solucionado com boa vontade e cooperação. O nível de vendas também mostrou-se satisfatório, isto também se deve a qualidade dos animais e aves expostos, tendo ainda a cooperar a Feira de Artesanato que este ano incorporou-se às instalações. De parabéns Soledade e região por poderem apresentar ao país e exterior as riquezas aqui existentes, aliado a cooperação de empresas e expositores de outros recantos que também aqui se fizeram presentes. A Exposol 2005 já está na cabeça de todos, pois é um evento que a cada ano solidifica-se cada vez mais".


Câmara de Vereadores de Soledade presente na EXPOSOL 2004

A Câmara de Vereadores de Soledade mais uma vez marcou presença no evento maior de Soledade, através do seu Presidente, Vereador Marco Gheller e vários Vereadores.

Desde a primeira edição da EXPOSOL a edilidade soledadense tem marcado presença e cooperado para o sucesso do evento. Todos os projetos de interesse da feira que foram encaminhados ao Legislativo, receberam atenção especial dos Vereadores e aprovação.

A Câmara sabe a importância da EXPOSOL como elemento transformador da economia municipal e por isso deseja a todos expositores e visitantes um grande EXPOSOL.


Pedras que brilham...

Mais uma vez a exposição de pedras é um dos maiores atrativos da EXPOSOL. Pequenas, grandes, coloridas e raras as pedras de Soledade mais uma vez brilham e encantam os turistas e visitantes. Diferentes em tamanhos e formas, iguais em beleza e brilho, as pedras são foco e parada obrigatória. Assim são as pedras que brilham...


Maria Arlinda Daroit e Alberto Demaman

Em mais uma reunião de trabalho a Prof. Maria Arlinda Daroit, Gestora da Aprosol e Alberto José Demaman, Diretor da Fazenda Municipal, também colocaram suas impressões a respeito de como vêem esta 4ª edição da Exposol.

Segundo a Gestora: "A Exposol, sendo fruto de um trabalho amplamente debatido anteriormente, apenas seguiu as metas traçadas, com cada setor tendo sua autonomia de trabalho e contando com as pessoas certas nos lugares certos. O somatório da Aprosol em todo esse conglomerado de incumbências veio desafogar a Administração Pública de uma série de responsabilidades, muito embora seja ainda essa a entidade maior em todo o conjunto envolvido. Com todo mundo "pegando junto", com a colaboração efetiva de todos os parceiros, nada poderia dar errado, como não deu. Procuramos sanar algumas falhas acontecidas nas edições anteriores e já estamos colhendo subsídios para também fazê-lo em 2005, sob o gerenciamento daqueles que nos substituirão. O sucesso da Exposol 2004 é portanto o somatório do esforço de muitos e esse sucesso é repartido com todo o povo soledadense, razão maior de nosso orgulho".

De outro lado, Alberto José Demamann, responsável pelas finanças do Município foi categórico em afirmar que "A Exposol é um evento auto-sustentável, sendo que ao final do evento a Comissão representativa da Aprosol deverá prestar contas ao Executivo do movimento financeiro da feira, fazendo a contrapartida entre receita e despesa. É lógico que muitos investimentos foram executados na estrutura física do Parque Centenário, visando dar uma cara nova e aprazível aos que nos visitam, mas isso faz parte porque quem vai na chuva tem que se molhar. Mas os investimentos são algo permanente e que servirão por muitos anos aos próximos eventos, não só a Exposol, mas como outros similares que por ventura venham a acontecer. O sucesso de ordem técnica e financeira da Exposol também é uma realidade que vem somar-se a este universo de coisas certas aqui desenvolvidas. De parabéns todos que se empenharam e se doaram para esse acontecimento, evento maior de Soledade, da região e que hoje chama a atenção também do mundo".


Farsul realiza reunião na EXPOSOL

O movimento de contra-partida que não é favorável as invasões de terras deu o seu primeiro passo hoje em reunião realizada no Restaurante do Parque Centenário, com a presnça da Regional 6 da FARSUL ( Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul ). Entre os dias 18 a 25 de maio será lançado o " Maio Verde " que é um movimento que percorrerá o Rio Grande do Sul saindo de São Gabriel até Porto Alegre. A mobilização tem o apoio de todas as regiões da FARSUL para garantir o direito de propriedade dos produtores.


Cavalo Crioulo

Durante todo o sábado aconteceu o julgamento morfológico dos 51 animais da raça crioula que estiveram expostos nas baias do pavilhão da Agricultura e Pecuária. A noite aconteceu a entrega de prêmios aos animais agraciados, bem como um concorrido leilão de animais, que revestiu-se de amplo sucesso ante a qualidade dos animais colocados a venda.

Segundo as palavras do Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos crioulos, a tendência é de que em 2005 o sucesso da exposição cavalar aconteça de forma redobrada, pois se mais espaço houvesse, mais espécimes estariam sendo colocados à apreciação. Neste domingo, será realizado o espetáculo inédito do "Crioulaço", onde as aptidões desses belíssimos animais será colocado na pista.


Museu Itinerante da PUC

O sucesso alcançado em 2003 voltou a acontecer no Ginásio de Esportes Centenário nesta Exposol, pois o número de expectadores ao Museu Itinerante da PUC suplantou, a exemplo das demais atrações da Exposol 2004, todas as expectativas. Segundo palavras da Diretora da SMECD, Profª Aglaé Teresinha Ottoni Lupatini, "Toda a Secretaria alia-se à euforia de todos os envolvidos no evento por saber que também a educação esteve presente com sua parcela de atividades e cooperação para o sucesso alcançado. O museu trouxe principalmente ao estudantes soledadenses uma aula de cultura e entretenimento de suma importância, e aliado a tudo isso também tivemos a qualidade da palestra da jornalista global Ana Amélia Lemos, que além de partilhar com todos sua alta competência, deixou a imagem de sua simpatia. Aproveita também a Diretora para agradecer a toda sua equipe de trabalho, incansável e participativa em todos os momentos, também dando sua parcela de esforço e dedicação para alcançar o objetivo traçado. Estamos todos felizes e já com saudades, pois falta ainda um ano para a Exposol 2005. Parabéns Soledade".


Rara entrevista em português, inglês e italiano

A EXPOSOL propicia momentos gratificantes de contatos e aprimoramento pessoal e profissional. No sábado a redação da Folha da Exposol recebeu Guido e Stefanie Mattei, italianos de Roma, da Mineral Fóssil da Itália, acompanhados pelo empresário Josoé Rostirolla. A visita permitiu uma conversação diferente e uma entrevista rara. Paulo Borges perguntava em português, Josoé traduzia para o inglês, Stefania perguntava em italiano e Guido respondia. No descontraído contato, feito em 3 idiomas, foi possível compreender o quanto os estrangeiros admiram e respeitam a EXPOSOL como um evento qualificado. Segundo eles, a exposição de Soledade é muito organisada, a cidade muito bonita e o povo soledadense muito gentil e amável. Guido e Stefania colocam a EXPOSOL no mesmo nível de grande eventos internacionais do gênero e acham que o evento vai crescer cada vez mais, consolidando posição de destaque em nível internacional.


Presença e Segurança

A Secretaria de Justiça e Segurança do Estado participa efetivamente da EXPOSOL desde a primeira edição. Em 2004, além da presença de comitiva liderada pelo Secretário José Otávio Germano, do trabalho e presença da Polícia Civil e da Brigada Militar, a Secretaria deu uma atenção especial ao evento, trazendo uma unidade móvel de atendimento e motos do policiamento rodoviário que permanecerão no parque até o final do evento.


Interesse acadêmico

A EXPOSOL 2004 com sua diversidade chama a atenção de um público eclético que vai do meramente curioso ao técnico e acadêmico.

Na área de Gemas e Minerais, estudantes de vários cursos e universidades buscam anualmente o evento para aprofundar conhecimentos e conhecer as raridades mostradas.

Um dos grandes interessados e divulgadores do evento de Soledade é o professor da disciplina de Mineralogia do curso de Geologia da UFRGS, Henrique Frank, que sempre comparece com um grande número de alunos. Este ano Frank esteve em Soledade com 60 alunos do 1º ano do curso.


Arte na perna de pau

O Grupo de Teatro Toob Look foi um dos grupos soledadenses que contribuiram para o brilhantismo da festa. Diariamente os integrantes do grupo se misturaram à multidão e emprestaram um pouco do seu talento em artes cênicas. Chamou atenção do público as evoluções do grupo que utilizava pernas de pau.


GAN Vaqueanos da Cultura

O tradicional Grupo de Artes Nativas Vaqueanos da Cultura teve papel de destaque no cenário cultural da festa, tendo sido o único a se apresentar na cerimônia de abertura, realizada com a presença do Governador Germano Rigotto e diversas autoridades.


Tequila Baby

O conhecido grupo portalegrense fez o show principal de sábado no Palco do Lago, arrancando aplausos e vibrações, principalmente do público jovem que compareceu em grande número. O Tequila, que é um grupo conhecido e consagrado em todo o Estado aproveitou a EXPOSOL 2004 para fazer a divulgação do seu mais novo trabalho, intitulado Punk Rock até os Ossos.


Rádio Parque, comunicação e utilidade pública

A Rádio Parque, mantida pela equipe de Paradox Sonorização de Eventos repetiu o sucesso de anos anteriores, realizando um trabalho altamente profissional. Além de sonorizar de forma competente todos os recantos do Parque Centenário, a Rádio Parque manteve sempre uma comunicação dinâmica e de grande utilidade. Avisos, notas e motivação fizeram parte da programação que continua agradando em cheio na voz do André e com a retaguarda competente do Ben Hur e equipe.

Início

Aviso

Todos os direitos sobre as matérias e fotografias apresentadas nesta página pertencem ao Jornal Folha de Soledade sendo proibida a sua reprodução integral ou parcial sem a previa autorização

Página desenvolvida por Infotec Informática ME

Rua Guilherme de Vasconcelos 534 - Soledade RS - Fone 54-381-3676